Skip to main content

A importância das palavras-chave em SEO: um guia para iniciantes em 2020


Use a palavra-chave adequada e você obterá mais tráfego nos mecanismos de pesquisa ...

Otimize as palavras-chave do seu site / blog e você classificará mais rapidamente…

Quantas vezes você recebeu esses conselhos quando estava começando a aprender sobre SEO?

Provavelmente muito.

Isso ocorre porque as palavras-chave são as primeiras coisas que você deve aprender quando começar a otimizar seu blog para SEO.

Este guia foi escrito para um iniciante como você entender o conceito mais fundamental de SEO - palavras - chave.

Leia: Pesquisa de palavras - chave para SEO - The Beginners Guide

Vamos começar com o básico…

Se você está blogando há algum tempo, provavelmente sabe que 95% do seu tráfego é proveniente de 5% de suas postagens. Em outras palavras, você provavelmente está recebendo uma quantidade máxima de tráfego de mecanismos de pesquisa em algumas postagens escolhidas a dedo.

Você já questionou por que essas postagens estão recebendo tanto tráfego? Bem, a resposta é que você deve ter feito algo certo.

Certo?

O motivo é que algumas de suas postagens foram classificadas na primeira página de um mecanismo de pesquisa por palavras-chave altamente pesquisadas pelos usuários.

Então, aqui está a principal questão para pensar:

Quem é o único que classifica o seu conteúdo?

No final do dia, é uma máquina (algoritmo) que procura certos sinais  para classificar o conteúdo adequadamente.

Quando digo "classificação" do conteúdo, o que quero dizer? Nesse contexto, a classificação é a ordem em que as páginas aparecem na página de resultados de um mecanismo de pesquisa (SERP).

Você pode ir para o  SEMrush  site e digitar o endereço do site para ver quais palavras-chave estão classificadas.

Aqui está um exemplo de um dos meus blogs populares:

Vamos tentar entender o que está acontecendo nesta imagem. (Mesmo que você não entenda 100%, não se preocupe, pois isso é normal para iniciantes.)

  1. Palavra-chave: esta é a frase específica que está direcionando tráfego para um URL específico. Ao fazer SEO, essa é a frase que "segmentamos", então costumamos chamá-la de "palavra-chave alvo".
  2. Pos .:  esta é a classificação da palavra-chave na Pesquisa do Google (ou seja, posição). Por exemplo, se for o número 1, é o primeiro resultado que o Google mostra. Se é o número 4, é o quarto. E assim por diante ... Seu objetivo deve ser o de classificar na primeira página do Google a palavra-chave de destino (Pos. 1-10).
  3. Volume: isso informa aproximadamente quantas pessoas estão pesquisando por uma palavra-chave específica em um determinado mês. Isso é muito importante porque, mesmo que você ache que um termo de pesquisa será popular, os dados do Google dirão o contrário. No exemplo acima, você pode ver duas palavras-chave semelhantes, com uma diferença considerável no volume de pesquisa mensal:
    • Endereço de email profissional gratuito: 110 pesquisas / mês
    • E-mail profissional gratuito: 70 pesquisas / mês

Enquanto definimos as coisas, vejamos mais dois termos importantes:

  1. Palavras-chave da cauda curta: palavras-chave curtas com 1-3 palavras.
    • Ganhar dinheiro online, email profissional, perder peso
  2. Palavras - chave da cauda longa : mais específicas que geralmente têm três palavras ou mais.
    • Como ganhar dinheiro com blogs, Como obter e-mails profissionais do Google, Como perder gordura da barriga em 6 semanas

Nota: Todas as palavras e frases são qualificadas como "palavras-chave" quando possuem uma quantidade considerável de pesquisas (volume) em um mês .

As palavras-chave de cauda longa são mais rentáveis, pois você direciona mais tráfego direcionado e suas chances de classificação na primeira página são maiores. Para mais informações, confira este post .

Por enquanto, tente entender todos os termos mencionados até o momento.

Qual é a importância das palavras-chave da perspectiva de SEO?

Agora que você entende o conceito básico de palavras-chave, vamos aprofundar um pouco mais.

Quando otimizamos o SEO de uma postagem de blog ou página da web, temos a opção de definir nossas palavras-chave alvo. Esse tipo de palavra-chave é conhecida como Meta_keyword.

Em 2012, era importante especificar as meta palavras-chave, mas em 2017, isso não serve para nada. Os algoritmos dos mecanismos de pesquisa tornaram-se muito mais inteligentes; agora eles detectam automaticamente palavras-chave e classificam as páginas automaticamente.

O Google já deixou claro que eles não consideram meta palavras-chave ao selecionar palavras-chave, e isso faz sentido porque não seria bom para ninguém.

Por exemplo, para este post, algumas meta palavras-chave podem ser: "dicas de palavras-chave, SEO, pesquisa de palavras-chave" e assim por diante.

Agora, qualquer pessoa que procure por "dicas de palavras-chave" chegará a esta página, não verá nada de útil e sairá, aumentando assim minha taxa de rejeição. Não é bom para mim e não é bom para o usuário.

Lembre-se de que sempre que alguém lhe disser que as meta palavras-chave são importantes, ignore-as.

Como começar com a pesquisa de palavras-chave

A pesquisa de palavras-chave é o processo de encontrar a palavra-chave certa para sua postagem. Esta etapa é importante se você deseja aumentar seu blog / site em um curto espaço de tempo e, finalmente, ganhar dinheiro. Existem várias maneiras pelas quais você pode encontrar palavras-chave e fazer pesquisas de palavras-chave.

Encontre palavras-chave com  SEMrush :

Esta é uma ferramenta on-line que permite encontrar palavras-chave, ver para quais palavras-chave o seu site está classificado e espionar seus concorrentes.

Uma boa idéia é começar a escolher os melhores blogs do seu nicho e adicioná-los ao SEMrush para ver para quais palavras-chave esses sites estão classificados. A partir daqui, você só precisa começar a criar conteúdo exclusivo e de alta qualidade base nessas palavras-chave.

Esta é uma ferramenta paga, mas você pode obter uma avaliação gratuita de 15 dias (no valor de US $ 199)  usando este link .

Para saber mais sobre como usar o SEMrush, confira:

Encontre palavras-chave com a Pesquisa Google:

Você também pode usar a Pesquisa do Google para encontrar palavras-chave alvo.

O Google sugere automaticamente uma consulta de pesquisa quando você começa a digitar qualquer coisa. Você pode criar uma lista de palavras-chave usando esta técnica e usar o SEMrush ou o Keyword Planner do Google para verificar o volume de pesquisa de todas essas palavras-chave.

Outras ferramentas de palavras-chave :

  • Planejador de palavras-chave : ferramenta oficial do Google. Gratuito, mas não tão poderoso quanto o SEMrush.
  • Ahrefs : Essa é uma alternativa ao SEMrush, que também é popular entre os usuários de SEO.
  • LongTailPro : Ótima ferramenta para encontrar palavras-chave de cauda longa em qualquer nicho.

Depois de encontrar palavras-chave rentáveis, sua tarefa é escrever um artigo otimizado para SEO para as palavras-chave alvo. Você pode seguir este guia para entender como segmentar palavras-chave em uma postagem específica.

Densidade da palavra- chave  e posicionamento da palavra- chave K

A densidade de palavras-chave é um tópico complexo.

Este artigo da Wiki  fornecerá uma boa idéia de como a densidade de palavras-chave é calculada. Dependendo das palavras-chave de destino (cauda longa ou cauda curta), tente manter uma porcentagem geral da densidade de palavras-chave. Quando os robôs rastreiam sua página, eles podem determinar quais palavras-chave específicas uma página deve classificar a partir da densidade de palavras-chave.

A segmentação por palavras-chave é importante, mas evite o "preenchimento de palavras-chave".  Esse é o uso excessivo de palavras-chave em qualquer página em particular. Isso acabará por ser prejudicial ao seu ranking.

Ninjas de SEO diferentes têm idéias diferentes sobre a densidade de palavras-chave, mas a palavra-chave principal não deve, idealmente, ser superior a 2% do artigo. Eu tento mantê-lo entre 1-1,5%.

Junto com a palavra-chave principal, você também deve incluir alguns termos relacionados, conhecidos como palavras-chave LSI . Você pode aprender sobre palavras-chave LSI aqui e aqui está uma ferramenta gratuita de busca de palavras-chave LSI .

Lembre-se de que você pode segmentar mais de uma palavra - chave em uma postagem de blog ou em uma página. Mas eu sugiro que você mantenha menos de três, porque se sua postagem for de alta qualidade, você também classificará indiretamente as palavras-chave relacionadas com cauda longa.

Portanto, tome cuidado para não "encher" palavras-chave.

O que o preenchimento de palavras-chave faz?

O uso excessivo de palavras-chave alerta o Google bots para o fato de você estar "enviando spam" à sua postagem, preenchendo-a com palavras-chave desnecessárias. O Google pensará que você está tentando enganar o sistema. O Google penaliza por esta ação.

Portanto, seja prudente ao selecionar o número de palavras-chave que você está usando para SEO. Especialmente desde a atualização do Google Panda (2011), qualquer ação de SEO que não pareça natural é ruim para o seu site.

Meta títulos, meta descrições e títulos:

Agora que você tem uma palavra-chave perfeita para segmentar e está escrevendo uma ótima postagem sobre ela, tente também usar essa palavra-chave como parte do título da postagem. Por padrão, este título também será o título mostrado nos mecanismos de pesquisa (ou seja, o "meta title").

Você também pode escrever uma descrição para os usuários verem quando eles acessam o seu site em um mecanismo de pesquisa (ou seja, a "meta description"). A adição de uma meta descrição relevante também fornecerá mais informações sobre sua página / postagem nos bots dos mecanismos de pesquisa. Sugiro que você use sua palavra-chave na meta descrição também.

Nota: Você pode escrever meta títulos e meta descrições usando um plug-in SEO como o Yoast SEO .

Além disso, tente escrever artigos mais amigáveis ​​ao SEO usando tags H2 e H3 (seu título é H1 por padrão no WordPress). No entanto, não use tags de cabeçalho em excesso, pois cabeçalhos cheios de palavras-chave e muitas tags de cabeçalho podem levar a uma classificação negativa.

Dica aleatória de SEO: não use números no seu link permanente (por exemplo, seudominio.com/4-ways-to-rank-higher-in-google) porque, no futuro, se desejar estender o artigo, adicione um ponto adicional ( por exemplo, cinco maneiras de obter uma classificação mais alta no Google), que o link permanente não será mais preciso. Para saber mais sobre como escrever posts otimizados para SEO, clique aqui .

O que fazer agora?

Agora que você sabe que as palavras-chave desempenham um papel importante no SEO, sua primeira tarefa é encontrar de 5 a 6 palavras-chave rentáveis ​​para a sua próxima postagem.

Você pode usar o Google Keyword Planner, SEMrush ou alguma outra ferramenta. Aqui está a lista atualizada das melhores ferramentas de pesquisa de palavras-chave .

Escreva uma postagem com base na palavra-chave de destino e use qualquer um desses sites de rastreamento de classificação de palavras-chave do Google  para acompanhar suas posições de palavra-chave.

Então é isso. Continue refinando, aprendendo e tentando!

Quando você classificar na primeira página, deixe-me saber sobre isso nos comentários!

Gostou deste post? Não se esqueça de compartilhar com seus amigos!

Comments

Popular posts from this blog

Como usar o link permanente personalizado para blogs do Blogspot em 2020

Alguns meses atrás, a equipe do Blogspot adicionou um  novo conjunto de recursos avançados de SEO do Blogspot,  que são mais do que bem-vindos SEO para um blog do Blogger.  No entanto, uma coisa que ainda perdi de ver nessa atualização é a opção de  usar o link permanente personalizado no BlogSpot  .  Esse é um recurso que realmente cria muita diferença para o SEO do seu blog e, finalmente, temos as  opções de  link permanente do Blogspot  disponíveis.  Porém, antes de avançarmos e aprendermos como usá-lo para melhorar o SEO do seu blog do Blogger, vamos aprender mais sobre o Permalink: O que são Custom Permalink Deixe-me manter o blog do BlogSpot aqui, antes não podíamos controlar o comportamento permanente dos blogs do BlogSpot e, por padrão, ele costumava remover algumas das  palavras de parada  e, quando você usa um título longo, remove as palavras estendidas do permalink. Aqui está um exemplo de link permanente normal vers...

4 BESTES PLUGIN FÜR INTERNE LINKS IN WORDPRESS ZUR VERBESSERUNG DER URL-BEWERTUNG FÜR SEO

Die Verknüpfung von Blog-Posts ist ein sehr wichtiger Parameter der  On-Page-SEO  .  Es verbessert die kontextbezogene Bewertung Ihres Blogs und hilft auch dabei, in der Suchmaschine einen höheren Rang einzunehmen.  Ich habe gesehen, dass sich viele Blogger beim Verknüpfen stark auf verwandte Abschnitte verlassen, was nicht die beste Lösung ist.  Um Ihr  On-Page-SEO  und  Ihr  On-  Site-SEO zu stärken, sollten Sie eine ordnungsgemäße interne Verknüpfung zwischen Ihren Blog-Posts haben. In WordPress gibt es verschiedene Möglichkeiten, um Ihre Blog-Beiträge zu verknüpfen. In diesem Handbuch werde ich Ihnen die besten verfügbaren Methoden vorstellen, die Sie sofort anwenden können.  Die meisten der unten aufgeführten Lösungen sind kostenlos und es wird nur eine bezahlt, die ich persönlich für alle meine Blogs verwende. Lassen Sie mich kurz erläutern, welche direkten Vorteile das Verknüpfen Ihrer Artikel hat, bevor ich WordPress-Verknüp...